domingo, 14 de maio de 2017
Ontem, sábado dia 13/05/2017, aconteceu o Dia D contra a Influenza em todo Município do Rio de Janeiro. Todas as Unidades Básicas de Saúde estiveram abertas entre 8 e 17h para imunizar a população alvo. Na nossa unidade não foi diferente! Estávamos na clinica e nos postos externos de vacinação montado pelas equipes, sempre com sorriso no rosto para vacinar e orientar a nossa população. Lembrando que a vacinação ainda não acabou, a vacina estará disponível até 26 de maio para o publico alvo: crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais e professores.
Ações de Promoção da Saúde da Criança e do Adolescente
Nossas equipes vem ao longo do ano desenvolvendo ações de promoção da saúde da criança e do adolescente no próprio espaço da clinica e em parceria com as escolas do território, fortalecendo o Programa Saúde na Escola.
Nessas primeiras semanas do mês de maio, a equipe de Saúde Bucal e a equipe Ari Cordovil em parceria com Escola Municipal Samuel Wainer, avaliou e orientou os alunos sobre a importância do autocuidado.
A equipe Democracia e a Nutricionista do NASF realizaram uma conversa com os pais dos alunos da Escola Municipal Professor Helton Alvares Veloso de Castro sobre Alimentação Infantil e Merenda escolar no reflexo da qualidade de vida.
E a equipe de Saúde Bucal promoveu um grupo de puericultura na unidade para orientar responsáveis sobre a importância da higiene bucal dos pequenos e associar os alimentos adequados a idade nesse cuidado.
sexta-feira, 31 de março de 2017
Suas escolhas influenciam na sua qualidade de vida!
Hoje é dia de refletir como são feitas nossas escolhas, quando se trata de avaliar nossa alimentação. Afinal, essas escolhas estão intimamente relacionadas à nossa qualidade de vida. A prática da boa alimentação deve começar desde cedo.
Então vamos optar pela comida de verdade!
A comida de verdade é a famosa comida preparada na hora com produtos frescos, evitando acrescentar produtos industrializados, cheios de corantes e conservantes. Ou seja, frango pode ser de panela, frango assado e até o picadinho que vai no strogonoff. Mas aquele que dizem que é frango congelado, já temperado, empanado, ensacado, encaixotado, pronto para o consumo...ufa! No final, sofreu tantas alterações e perdeu nutrientes que já não é 100% frango!
E o que dizer da batata?! Quando ela é cozida, amassada e vira aquele purê. Vale! Quando junto farinha, ovo e faz aquele nhoque maneiro em casa. Vale! Até quando a gente descasca e põe pra fritar (desde que seja de vez em quando). Vale!
Mas aquela batata frita, vendida no saquinho, com sabor de churrasco claro que não é, né? Vamos combinar: ou é batata ou é churrasco, certo! Agora se a batata está com gosto de churrasco, alguma coisa tá errada nessa história...rs!
E assim vai... O milho na espiga é milho. No salgadinho não é! O abacaxi é fruta, mas pozinho sabor abacaxi para fazer suco NÃO! Isso é agua com corante.
Então qual é a boa?! A boa é comer mais alimentos frescos ou minimamente processados e comer menos industrializados, cheios de corantes e conservantes, conhecidos como ultraprocessados.
Que tal fazer umas trocas saudáveis?!
Fonte: Ministério da Saúde e Muda Ai (adaptação)
quinta-feira, 30 de março de 2017
Programa Saúde na Escola
Hoje foi dia de levar diversão e saúde para os alunos do EDI Medalhista Olímpico Wallace Leandro de Souza.
A equipe de Saúde Bucal juntamente com a Equipe Democracia, representada pelas agentes comunitárias de saúde, utilizaram sua criatividade e carisma pra informar, de forma lúdica, sobre temas muito importantes como o cuidado com a saúde bucal e o combate a Dengue, Zika e Chikungunya.
A equipe de Saúde Bucal juntamente com a Equipe Democracia, representada pelas agentes comunitárias de saúde, utilizaram sua criatividade e carisma pra informar, de forma lúdica, sobre temas muito importantes como o cuidado com a saúde bucal e o combate a Dengue, Zika e Chikungunya.
sábado, 25 de março de 2017
Mobilização contra Febre Amarela!
Após 1203 doses aplicadas, foi assim que encerramos o sábado de mobilização: com sorriso no rosto e a satisfação do dever cumprido!
"A felicidade no trabalho é o resultado de aprender a trabalhar em equipe"
Roberto Shinyashiki
P.S.: A vacinação contra a Febre Amarela continua durante todo ano de 2017.
sexta-feira, 24 de março de 2017
Esclarecimentos sobre a Vacina contra Febre Amarela!
Durante toda essa semana nossa equipe esteve empenhada em esclarecer a população sobre a vacinação contra a Febre Amarela através da realização de salas de espera e estando a disposição para sanar as dúvidas dos usuários. Ontem foi a vez do Dr. Vinicius orientar os participantes do Grupo de atividade física "Nosso espaço", que ocorre em nossa unidade.
Vale lembrar: Neste sábado (25/3), teremos uma MOBILIZAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA. Todas as Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde funcionarão de 8h até às 17h para vacinar seu público alvo.
A vacina passará a fazer parte da nossa rotina, portanto SERÁ OFERTADA DURANTE O ANO TODO, não havendo necessidade de correria. O Rio não é área de ocorrência da doença e a vacinação é preventiva.
ATENÇÃO!Quem pode Vacinar?
• Crianças acima de 9 meses de idade até 59 anos.
ATENÇÃO! Quem não deve vacinar:
Idosos a partir de 60 anos, apenas com solicitação médica.
Não é recomendado para gestantes, idosos, menores de nove meses e pessoas com alergia a ovo e derivados.Pacientes em terapias imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes, transplantados de medula óssea, com histórico de doença do timo e com problemas neurológicos de natureza desmielinizante, como Síndrome de Guillain-Barré e ELA. Em caso de dúvidas, o paciente deve conversar com o seu médico para as devidas avaliações e orientações.
Grupo de Diabéticos
Nesta quinta feira (23/03/17), aconteceu o grupo de orientação de diabéticos.
Nossa enfermeira Marcela realizou orientações quanto a consequências da doença, bem como a importância da atividade física e uso adequado da medicação.
Nossa terapeuta ocupacional do NASF, Deise, realizou a avaliação de pés diabéticos e a orientação quanto aos cuidados necessário.
E a nutricionista do NASF, Daianne, realizou a orientação de alimentação saudável adequada para a patologia, ensinando sobre a combinação de grupos alimentares e debatendo os mitos e verdades da alimentação.
Os agentes comunitários de saúde ofereceram essa linda mesa de frutas para que os usuários pudessem colocar na prática o que aprenderam na discussão em grupo.
terça-feira, 21 de março de 2017
Vacinação contra Febre Amarela!
No próximo sábado, 25 de Março, iniciaremos a vacinação contra a febre amarela. Exclusivamente neste sábado, nossa unidade estará aberta das 8h às 17h para este fim.
A partir de segunda-feira, dia 27, a vacina estará na rotina de imunização da unidade durante todo o ano de 2017, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h.
Atenção às contra-indicações! A vacina da febre amarela não é recomendada para gestantes, idosos, crianças menores de 9 meses, pessoas com alergia a algum componente da vacina e a ovos e derivados e mulheres que estão amamentando.
Pacientes em terapias imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes, transplantados de medula óssea, com histórico de doença do timo e com problemas neurológicos de natureza desmielizante, como Sindrome de Guillain-Barré e ELA, também não devem tomar a vacina.
Pessoas com 60 anos ou mais só poderão ser vacinados após a avaliação médica!
Não esqueça de trazer sua caderneta de vacinação!
Descrição da Doença: Febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.
O período de incubação no homem varia de 3 a 6 dias, podendo se estender até 15 dias. A viremia humana dura no máximo 7 dias e vai de 24-48 horas antes do aparecimento dos sintomas até 3 a 5 dias após o início da doença, e é durante esse período que o homem pode infectar os mosquitos transmissores.
Fique atento aos sintomas:
Ah! Não se esqueça: Quem é responsável pela transmissão de febre amarela em humanos é um mosquito. Não matem os macacos! Eles são aliados da saúde no combate à Febre Amarela, tendo papel fundamental na vigilância da doença.