terça-feira, 30 de julho de 2013

Semana Mundial da Amamentação - 1º a 7 de agosto

A Semana Mundial da Amamentação foi criada em 1992 pela WABA (sigla de Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno em inglês) e ocorre de 1 a 7 de agosto em mais de 120 países.

Este ano, o tema da Semana é "Aconselhamento em Amamentação: Perto das mães" e o Ministério da Saúde traz o slogan "Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você." O objetivo é acolher as mães, tirar suas dúvidas e incentivar o aleitamento, sentimento sintetizado na frase que consta nas peças publicitárias divulgadas pelo Ministério da Saúde: “Conte com um profissional de saúde. O SUS está pronto para escutar você, saber como se sente e ajudar a tornar a amamentação um momento ainda mais especial”.



Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros. Além de estar sempre pronto, na temperatura certa e não custar nada, esse ato estimula o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê e é fundamental para a saúde de ambos. No caso materno, a amamentação contribui para a recuperação do útero, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto. O aleitamento materno também ajuda a reduzir o peso e a minimizar o risco de desenvolver, no futuro, câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes.

Para o bebê, além de ser de fácil digestão, o leite humano provoca menos cólicas e a sucção colabora para o desenvolvimento da arcada dentária, da fala e da respiração. Além disso, o leite funciona como uma vacina natural - que não substitui o calendário básico de vacinação -, protegendo a criança contra doenças como anemia, alergias, infecções, obesidade e intolerância ao glúten. Durante o período de amamentação, o ideal é que a mãe mantenha uma dieta equilibrada, consumindo alimentos saudáveis de todos os grupos alimentares, como frutas, verduras e legumes,  ingerindo bastante água, sucos e chás. Já o consumo excessivo de sal deve ser evitado.

Com relação ao uso de medicamentos, é importante saber que muitas substâncias podem ser prejudiciais ao bebê. Antes de tomar qualquer remédio, é preciso consultar um médico, que fará a melhor indicação.

Para continuar amamentando depois de retornar ao trabalho, o ideal é manter o estímulo à produção de leite. Uma boa alternativa é ordenhar o leite durante o expediente, fazendo a retirada manual ou utilizando uma bombinha de sucção. O leite extraído pode ser guardado na geladeira por 12 horas e no congelador ou freezer por até 15 dias. Quando não estiver no trabalho, a mãe pode amamentar normalmente.


No clima da Semana Mundial da Amamentação, nossa clínica está preparando um dia especial para as novas mamães. Fique ligado em nosso blog para mais informações.

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada da Posse s/nº, esquina com a Rua do Sol Nascente - Santíssimo

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h

Telefone

(21) 2403-1583

Tecnologia do Blogger.