Muitas pessoas não sabem que são diabéticas, já que os sintomas da doença nem sempre estão presentes. Esses sintomas são: muita sede, vontade de urinar várias vezes, fome exagerada, perda rápida de peso, cansaço, fraqueza, tremores, tonturas e visão turva. Quando não tratada, pode levar a problemas renais, de visão e de circulação do sangue.
Controlando o diabetes
Embora o diabetes seja uma doença crônica, que necessita de cuidados permanentes, pode ser controlado com dieta, medicamento e atividade física moderada. Em muitos casos, dieta e atividade física já são suficientes. É fundamental o cuidado com a alimentação, pois ela é muito importante para o controle da doença.
- Retire da alimentação o açúcar branco, o mascavo, o mel, o melado e a rapadura, passando a usar o adoçante artificial que você achar melhor.
- Respeite os horários e as refeições recomendados. É importante comer em quantidade e qualidade adequadas.
- Não fique períodos longos sem fazer uma refeição e não “belisque” nos intervalos.
- O café da manhã é a refeição mais importante para o diabético, uma vez que quebra o jejum noturno e previne o nível de açúcar muito baixo no sangue (hipoglicemia), que também é prejudicial. Os principais sintomas da hipoglicemia são fraqueza, tonteira, tremores nas pernas, suor frio e visão turva.
- Evite substituir o almoço e o jantar por lanches rápidos (sanduíches, hambúrgueres, cachorros-quentes, salgadinhos e pizzas).
- Utilize sempre saladas cruas e vegetais folhosos, porque esses alimentos são ricos em fibras, importantes para aumentar a sensação de saciedade e para diminuir a taxa de açúcar no sangue após as refeições.
- Cuidado com o excesso de alguns alimentos que possuem açúcar, mas não têm um sabor doce, como o arroz, a batata, as farinhas, o macarrão, o pão, os biscoitos, as massas, entre outros, que contêm um outro tipo de açúcar chamado amido. Escolha apenas um desses por refeição.
- Cuidado com os alimentos integrais como o arroz, o trigo, o pão... Eles também são ricos em amido e não devem ser consumidos livremente, apenas na quantidade recomendada.
- Lembre-se de que as frutas possuem um tipo especial de açúcar, devendo ser consumidas na quantidade recomendada para o dia. Cuidado com os sucos: 1 copo possui de 3 a 4 porções de fruta.
- Cuidado com os alimentos DIET e LIGHT, já que podem ser calóricos e conter açúcar, mesmo que em quantidades menores. Procure observar no rótulo a composição do alimento. Use somente com orientação nutricional.
- Não coma doces tais como bolos, balas ,chocolates, tortas, pudins, geléias, sorvetes, doces em calda ou em pasta.
- Evite todo o tipo de refrigerantes, inclusive água tônica, bebidas energéticas, guaraná natural e caldo de cana.
- Não use bebida alcoólica.
- Outras dicas para uma vida mais saudável
- Controle o seu peso. Procure o nutricionista.
- Controle sua pressão arterial.
- Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias ou na maioria dos dias da semana; a caminhada é uma boa opção.
- Cuidado com seus pés: evite andar descalço, com sapatos apertados, sandálias “de dedo” ou abertas , pois podem causar ferimentos. Mantenha os pés sempre bem secos, após o banho.
- Não fume, porque o fumo agrava as complicações do diabetes.
- Aproveite a vida, tenha momentos de lazer e descontração. Dance, converse, passeie!
- SORRIA, pois o bom humor faz bem à saúde!
ATENÇÃO! O planejamento da dieta é feito a partir do peso, altura, idade, atividade física, hábitos alimentares, doenças associadas e necessidades. A dieta de um amigo ou parente não serve para você!
Fonte: SMSDC - Nutrição: controle de doenças com alimentação saudável
0 comentários:
Postar um comentário