CF Sonia Maria Ferreira Machado

Estrada da Posse s/nº, esquina com a Rua do Sol Nascente - Santíssimo - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23094-125 | ☎ Telefone: (21) 2403-1583
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h
Diretora: Joyce Augusto de Jesus | CNES 7036884 - ESF: 08 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Saiba Mais - Puericultura

Saiba Mais - Puericultura


A Puericultura é o cuidado e acompanhamento do bebê até os dois anos de idade. Ela engloba a verificação da caderneta vacinal, o estímulo à prática ao aleitamento materno, a orientação quanto a alimentação complementar (quando e como introduzir) e a prevenção e identificação precoce das doenças mais comuns nos bebês.

O esquema de consultas se divide entre médico e enfermeiro de acordo com o quadro abaixo.

(clique para ampliar)

Não deixe de procurar a clínica para fazer o Teste do Pezinho, aplicar as vacinas do recém-nascido e marcar a primeira consulta do bebê.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Campanha Fique Sabendo - 30/11/2013

Campanha Fique Sabendo - 30/11/2013


Com intuito de sensibilizar a população e identificar novos casos de sífilis e HIV, O Ministério da Saúde promove a Campanha Fique Sabendo. Forram feitas coletas de sangue para os exames e vacinação contra Hepatite B.

Veja as fotos no nosso álbum do G+.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Bolsa Família e Cartão Família Carioca: Atualize seu acompanhamento!

Bolsa Família e Cartão Família Carioca: Atualize seu acompanhamento!


Venha pesar e atualizar seus dados cadastrais para regularização da situação dos benefícios! Os assistidos tem até a próxima 6ª feira (06/12) para realizar a pesagem e informar CPF e DNV (Declaração de Nascido Vivo) dos beneficiários. Não deixe de comparecer!!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Saiba Mais - Relação entre Colesterol e Ataque Cardíaco

Saiba Mais - Relação entre Colesterol e Ataque Cardíaco



Neste vídeo, narrado pelo Dr. Drauzio Varella, você vai entender a relação entre pressão alta, colesterol alto e ataques cardíacos, uma das principais causas de morte no Brasil.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Grupo de Hipertensão - Equipe Abieiros

Grupo de Hipertensão - Equipe Abieiros



Em 18/11, nossas ACSs Erika e Socorro, a Técnica de Enfermagem Míriam e a TSB Rosângela reuniram-se com assistidos para o grupo de Hipertensão da Equipe Abieiros.
Veja as fotos no nosso álbum do G+.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Saiba Mais - Hipertensão

Saiba Mais - Hipertensão





Conheça um pouco mais sobre a Hipertensão Arterial neste divertido curta.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Saiba Mais - Diabetes

Saiba Mais - Diabetes






Saiba mais sobre Diabetes com este divertido curta.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Dia mundial do Diabetes - 14 de Novembro

Dia mundial do Diabetes - 14 de Novembro


A cada ano, o Dia Mundial do Diabetes é centrado em um tema relacionado, direta ou indiretamente, ao diabetes. Os tópicos abordados em anos anteriores e que estarão em pauta até 2013 é a educação. Por enquanto, o foco central em 2013 continua igual ao de 2012, sob o tema "Diabetes: Proteja Nosso Futuro", tendo como meta a necessidade de educação sobre diabetes e o aumento de programas de prevenção.

Para as pessoas com diabetes, esta é uma mensagem sobre a capacitação através da educação. Para os governos, é uma chamada para implementar estratégias e políticas eficazes para a prevenção e tratamento do diabetes. Para os profissionais de saúde, é uma chamada para melhorar o conhecimento de maneira que as recomendações baseadas em evidências possam ser postas em prática. Para o público em geral, é uma chamada para entender o impacto grave do diabetes e saber, sempre que possível, como evitar ou retardar essas complicações.

Em 2013, a Sociedade Brasileira de Diabetes começou a divulgação mais cedo e, regularmente, matérias são publicadas sobre atividades, propostas de campanhas, iniciativas populares, ações em redes sociais e promoções da International Diabetes Federation são publicadas.


Objetivos gerais da campanha mundial:


  • Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações
  • Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações
  • Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações
  • Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce
  • Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes tipo 2
  • Promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Saiba Mais - Novembro Azul

Saiba Mais - Novembro Azul


Do site do Governo Federal:

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido pois o próximo sábado (17) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. (...)

Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários. 



quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Reunião Bolsa Família - Equipe Democracia

Reunião Bolsa Família - Equipe Democracia


Dias 22 e 24 de outubro, a equipe Democracia se reuniu com seus assistidos beneficiários do Programa Família para a pesagem semestral e atualização dos dados cadastrais.


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Outubro Rosa - 29/10/2013

Outubro Rosa - 29/10/2013


Nossa clínica dedicou a tarde de 29 de outubro às mulheres. Iniciada com uma palestra e terminada com um show, a tarde de eventos dedicados ao esclarecimento sobre o câncer de mama foi um sucesso! Além das atividades educativas (palestras sobre saúde da mulher, inscrições para o núcleo anti-tabagismo e planejamento familiar), tivemos um lanche e sorteio de brindes como maquiagens feitas pelas nossas técnicas Marina e Angélica, uma sessão de auriculoterapia com a técnica Michele, uma rosca de coco oferecida pela nossa ACS Socorro, além de um show com nosso ACS Marcelo.


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Grupo de entrega de exames da Equipe Arcadas - 22/10/2013

Grupo de entrega de exames da Equipe Arcadas - 22/10/2013


Na última terça feira, 22 de outubro, a Dra. Clarissa, o Enf. Fábio e as ACSs Simone e Alcione se reuniram com assistidos para o grupo de entrega de exames da equipe.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Caminhada - Outubro Rosa

Caminhada - Outubro Rosa


Na manhã de  22/10, os frequentadores do nosso Centro de Convivência saíram para uma caminhada ao redor da clínica. Com muita disposição, cantando e soprando apitos, o grupo chamou atenção de quem passava. A caminhada faz parte dos eventos do Outubro Rosa, o mês de conscientização sobre o câncer de mama.
Veja as fotos no nosso álbum do G+.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Reunião do Bolsa Família - Equipe Arcadas

Reunião do Bolsa Família - Equipe Arcadas


Em 10 de outubro, as ACSs Simone e Ana Paula receberam assistidos que recebem Bolsa Família para pesagem e atualização de dados cadastrais.
Veja as fotos no nosso álbum do G+.


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Grupo de Entrega de Exames - Equipe Democracia

Grupo de Entrega de Exames - Equipe Democracia


Em 24 de Setembro, a Equipe Democracia recebeu assistidos em nosso Centro Cultura e Ideias para o grupo de entrega de Exames. Além da Dra. Lanuce, da Enfermeira Helena e da Técnica de Enfermagem Michele, estavam presentes as ACSs Luciana e Taissa e a Equipe de Saúde Bucal, com as dentistas Gisele e Adriana e a ASB Simone.

Veja as fotos no nosso álbum do G+.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Treinamento de Ficha B - 04/10/2013

Treinamento de Ficha B - 04/10/2013


A Equipe da Estação OTICS Pedra de Guaratiba realizou na última sexta-feira, 04 de outubro, a Oficina de Qualificação das Fichas B. Ministrada pelo Gerente Guilherme, a oficina contou com a presença de ACS de todas as equipes e da gerente da unidade, Joyce Augusto.


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Saiba Mais - Outubro Rosa

Saiba Mais - Outubro Rosa

Do R7:

O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. De acordo com  dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama.
O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.
 
Iniciado na década de 90, nos Estados Unidos, vários Estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro. 
Em 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.
Fonte: R7.com 




quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Ação de Saúde da Equipe Arcadas - 03/08/2013

Ação de Saúde da Equipe Arcadas - 03/08/2013


Em 03 de agosto, as ACSs Simone e Ana Paula, o enfermeiro Fábio, o dentista Edvan e a TSB Rosângela fizeram uma ação de saúde na área da Equipe Arcadas. 
Houve aferição de pressão arterial, distribuição de kits e escuta das queixas de saúde da população.


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

04 de Outubro - Dia do ACS

04 de Outubro - Dia do ACS


Parabéns a todos os Agentes Comunitários do Brasil!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Ação da Equipe Ivan Pessoa (03/04/2013)

Ação da Equipe Ivan Pessoa (03/04/2013)


Em 03/04, toda a equipe Ivan Pessoa realizou uma ação de saúde no Santíssimo Esportista Clube. Estavam presentes a equipe técnica (a técnica de enfermagem Marina, a enfermeira Rosângela e a Dra. Carla), a equipe de saúde bucal com a Dentista Gisele e a ASB Simone e os ACSs Carol, Lia, Joel, Valdelice, Márcia e Marcelo.

Houve distribuição de kits odontológicos e preservativos, ação de escovação, verificação de pressão arterial, além de esclarecimentos a respeito de Tuberculose e atendimentos com a médica e enfermeira da equipe.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Ação de Sala de espera da Equipe Ivan Pessoa - 03/04/2013

Ação de Sala de espera da Equipe Ivan Pessoa - 03/04/2013


Os agentes da Equipe Ivan Pessoa fizeram sala de espera em 03/04. Os pacientes foram orientados quanto a Tuberculose, suas formas de contágio e métodos de prevenção.

Veja as fotos no álbum do G+.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Grupo Saúde da Mulher - Equipe Abieiros

Grupo Saúde da Mulher - Equipe Abieiros


Na última 5ª feira, a enfermeira Camila recebeu assistidas para conversar a respeito do exame Preventivo e esclarecer dúvidas a respeito do HPV e câncer do Colo de útero. Também distribuímos preservativos masculinos e femininos e informativos a respeito de métodos contraceptivos e DSTs.

Veja as fotos no nosso álbum do G+.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ação de Saúde na Associação de Moradores do Jardim Laranjeiras

Ação de Saúde na Associação de Moradores do Jardim Laranjeiras



Na última terça, 13/08, as ACSs Thayssa e Cristiane, a equipe de Saúde Bucal e a técnica de enfermagem Michele reuniram-se com moradores do bairro Jardim Laranjeiras, área da Equipe Democracia para orientações quanto à saúde bucal, distribuição de kits e verificação de pressão.

Veja as fotos no nosso álbum do G+.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Ação de Saúde na área da Equipe Ari Cordovil

Ação de Saúde na área da Equipe Ari Cordovil



Na última quarta, fizemos uma ação na área da Equipe Ari Cordovil. Nossos dentistas Gisele e Edvan, nossa ASB Simone, a técnica de enfermagem Mírian e os ACSs Cláudia e Marcus distribuíram kits de higiene bucal e fizeram medição de pressão arterial e glicose na população. Também distribuíram folhetos informativos sobre hanseníase, hepatites e outras doenças.

Veja as fotos no nosso álbum do G+.

Grupo Hipertensão - Equipe Arcadas

Grupo Hipertensão - Equipe Arcadas


Na última 5ª feira, a Dra. Clarissa e as ACSs Ana Paula e Simone se reuniram com assistidos da Equipe Arcadas para o grupo de Hipertensão.

A médica ouviu as queixas dos pacientes, renovou as receitas e pediu exames.

Veja as fotos no nosso álbum do G+.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Confira nossa nova página 'Abrangência'!

Confira nossa nova página 'Abrangência'!

Agora com mapas interativos das equipes!



Clique na imagem ou no menu 'Abrangência' acima!

Doação às vítimas do Mendanha

Doação às vítimas do Mendanha


Os funcionários da nossa clínica e nossa comunidade  recolheram doações para as famílias atingidas pelo estouro da adutora na Estrada do Mendanha.
Um de nossos médicos, Dr. Vinícius, e duas ACS, Ana Paula e Luciana, levaram as doações até o CMS Pedro Nava.

Veja as fotos no nosso álbum do G+.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Reciclagem NUDEC

Reciclagem NUDEC


Nos dias 23 e 30 de julho, os ACS da nossa clínica, juntamente a ACS de outras unidades da CAP 5.2, reuniram-se no auditório da UNISUAM em Campo Grande para um bate-papo a respeito dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil. Foram discutidos temas como a importância dos núcleos, a atuação dos agentes comunitários e dos funcionários da Defesa Civil.

Veja as fotos em nosso álbum do G+.
Siga nosso Perfil: +C.F. Sonia Maria Ferreira Machado.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Semana Mundial da Amamentação - 1º a 7 de agosto

Semana Mundial da Amamentação - 1º a 7 de agosto

A Semana Mundial da Amamentação foi criada em 1992 pela WABA (sigla de Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno em inglês) e ocorre de 1 a 7 de agosto em mais de 120 países.

Este ano, o tema da Semana é "Aconselhamento em Amamentação: Perto das mães" e o Ministério da Saúde traz o slogan "Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você." O objetivo é acolher as mães, tirar suas dúvidas e incentivar o aleitamento, sentimento sintetizado na frase que consta nas peças publicitárias divulgadas pelo Ministério da Saúde: “Conte com um profissional de saúde. O SUS está pronto para escutar você, saber como se sente e ajudar a tornar a amamentação um momento ainda mais especial”.



Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros. Além de estar sempre pronto, na temperatura certa e não custar nada, esse ato estimula o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê e é fundamental para a saúde de ambos. No caso materno, a amamentação contribui para a recuperação do útero, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto. O aleitamento materno também ajuda a reduzir o peso e a minimizar o risco de desenvolver, no futuro, câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes.

Para o bebê, além de ser de fácil digestão, o leite humano provoca menos cólicas e a sucção colabora para o desenvolvimento da arcada dentária, da fala e da respiração. Além disso, o leite funciona como uma vacina natural - que não substitui o calendário básico de vacinação -, protegendo a criança contra doenças como anemia, alergias, infecções, obesidade e intolerância ao glúten. Durante o período de amamentação, o ideal é que a mãe mantenha uma dieta equilibrada, consumindo alimentos saudáveis de todos os grupos alimentares, como frutas, verduras e legumes,  ingerindo bastante água, sucos e chás. Já o consumo excessivo de sal deve ser evitado.

Com relação ao uso de medicamentos, é importante saber que muitas substâncias podem ser prejudiciais ao bebê. Antes de tomar qualquer remédio, é preciso consultar um médico, que fará a melhor indicação.

Para continuar amamentando depois de retornar ao trabalho, o ideal é manter o estímulo à produção de leite. Uma boa alternativa é ordenhar o leite durante o expediente, fazendo a retirada manual ou utilizando uma bombinha de sucção. O leite extraído pode ser guardado na geladeira por 12 horas e no congelador ou freezer por até 15 dias. Quando não estiver no trabalho, a mãe pode amamentar normalmente.


No clima da Semana Mundial da Amamentação, nossa clínica está preparando um dia especial para as novas mamães. Fique ligado em nosso blog para mais informações.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Reunião com o novo gerente OTICS

Reunião com o novo gerente OTICS



No dia 22/07, blogueiros da CAP 5.2 se reuniram com o novo gerente da OTICS, Guilherme, para conversar sobre o próximo Concurso de Blogs. A reunião destinou-se a apresentar as padronizações necessárias aos blogs para inscrição no concurso.


Fotos da Campanha de Vacinação contra Pólio

Fotos da Campanha de Vacinação contra Pólio












Veja mais fotos em nosso álbum aqui.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Formulário Online para o Cartão SUS

Formulário Online para o Cartão SUS


Clique aqui ou na imagem e preencha nosso formulário online. Você receberá o cartão SUS por e-mail.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Saiba Mais - Hanseníase

Saiba Mais - Hanseníase

É uma doença causada pelo Mycobacterium leprae, que é um bacilo. Ele foi descoberto em 1873 pelo médico Amaneur Hansen, na Noruega, um país da Europa que já controlou a hanseníase. Em homenagem ao seu descobridor, o bacilo é também chamado de Bacilo de Hansen.

A HANSENÍASE:

  • É uma doença contagiosa, que passa de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra.
  • Demora de 2 a 5 anos, em geral, para aparecerem os primeiros sintomas.
  • Apresenta sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos que facilitam o diagnóstico.
  • Pode atingir crianças, adultos e idosos de todas as classes sociais, desde que tenham um contato intenso e prolongado com o bacilo.
  • Instala-se principalmente nos nervos e na pele.
  • Pode causar incapacidades/deformidades, quando não tratada ou tratada tardiamente.
  • Tem cura.
  • O tratamento é um direito de todo cidadão e está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do SUS.

Como se pega a hanseníase?

Uma pessoa pega a doença pela respiração, por meio das gotas eliminadas no ar pela tosse, pela fala e pelo espirro de uma pessoa com hanseníase (da forma contagiosa), sem tratamento, através de convívio direto e prolongado.

O bacilo penetra através das vias respiratórias, percorre o organismo e se instala, preferencialmente, nos nervos periféricos e na pele. 

O contato direto e prolongado com a pessoa doente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, aumenta a chance de a pessoa se infectar com o bacilo.
A maioria das pessoas que recebe o bacilo não adoece. 

Entre as que adoecem, muitas desenvolvem manchas e apresentam poucos bacilos (forma paucibacilar da 
doença - PB). Outras desenvolvem formas mais graves da doença, apresentando vários tipos de lesões com 
muitos bacilos na pele, nos nervos e em outros órgãos do corpo (forma multibacilar da doença - MB).

Somente a pessoa doente (da forma contagiosa) que ainda não iniciou o tratamento transmite a hanseníase, portanto os doentes (da forma contagiosa) param de transmitir a hanseníase, logo que começam o tratamento.
Não se pega hanseníase bebendo no copo ou utilizando o mesmo talher da pessoa com a doença.
A maioria das pessoas tem resistência natural contra o bacilo e não adoece.

Quando suspeitar de hanseníase?

A suspeita de hanseníase se baseia na presença de um ou mais dos sinais e sintomas: lesão(ões) ou área(s) na pele com alteração de sensibilidade; acometimento de nervo(s) com espessamento e baciloscopia positiva. 

Os sinais e sintomas mais freqüentes da hanseníase são manchas e áreas da pele com diminuição de sensibilidade térmica (ao calor e ao frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar em qualquer parte do corpo, principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas


SINAIS E SINTOMAS
  • Uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo.
  • Área de pele seca e com falta de suor.
  • Área da pele com queda de pêlos, inclusive nas sobrancelhas.
  • Úlceras de pernas e pés. 
  • Caroços no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
  • Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (não sente ao tocar).
  • Área da pele com parestesias (sensação de formigamento) ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. A pessoa se queima ou se machuca sem perceber.
  • Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, das pernas e dos pés, inchaço de mãos e pés.
  • Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos, a exemplo de pessoas que não conseguem mais segurar uma panela, uma sombrinha, um jovem que não consegue chutar uma bola, uma criança que não consegue empinar uma pipa, por exemplo.
Como é feito o tratamento da hanseníase?

O tratamento da hanseníase é feito com medicamento oral, a PQT (poliquimioterapia) com dose mensal na unidade de saúde (dose supervisionada) e as demais doses auto-administradas (pelo paciente em sua moradia) e, ao mesmo tempo, cuidados com os olhos, mãos e pés, para prevenção de incapacidades.

A poliquimioterapia – PQT – é o tratamento medicamentoso oficial da hanseníase, adotado pelo MS, consistindo na combinação de medicamentos seguros e eficazes. O esquema de tratamento depende da forma clínica da doença (PB ou MB), da idade da pessoa com hanseníase e a sua tolerância ao medicamento. No tratamento em criança, a dosagem do medicamento será determinada conforme a sua idade e peso.

A PQT tem apresentação em cartelas, com cápsulas para uso oral e o medicamento é fornecido pela unidade de saúde.


O sucesso do tratamento e a prevenção de agravos depende do trabalho conjunto do profissional de saúde e do paciente. Se você perceber algum dos sintomas descritos, procure a clínica.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Harlem Shake - Dia do Desafio

Harlem Shake - Dia do Desafio


A equipe da Clínica Sônia Maria num divertido Harlem Shake. 
Proposta da nossa gerente Joice para o Dia do Desafio!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Saiba quem participa da Pesquisa de Opinião da SUBPAV

Saiba quem participa da Pesquisa de Opinião da SUBPAV

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Fique por dentro da 1ª Pesquisa de Opinião da SUBPAV

Fique por dentro da 1ª Pesquisa de Opinião da SUBPAV

Saiba mais da 1ª Pesquisa de Opinião da SUBPAV.
A partir do dia 10 de Junho de 2013, iniciar-se-á a primeira grande Pesquisa de Opinião já vista dentro da SUBPAV.
Todos que contribuem com seus serviços para a rede podem participar dando sua opinião.
A ideia surgiu da necessidade de “ouvir” o público interno de todas as unidades a fim de realizar mudanças positivas em diversos âmbitos da Subsecretaria.

A participação de todos é muito importante e não será possível identificar seus respondentes, uma vez que a pesquisa é SIGILOSA.

Contamos com a ajuda e respostas de todos!
Sua opinião pode mudar!

Para entender melhor, veja abaixo a carta do Subsecretário Daniel Soranz.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia do Desafio 2013

Dia do Desafio 2013


Esta foi a segunda etapa do Dia do Desafio, realizado na última quarta-feira de maio, dia 29! Mais fotos e vídeos virão! Fique ligado!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Saiba Mais - Dia do Desafio

Saiba Mais - Dia do Desafio


 O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. 

É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.

O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Origem
Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.


E hoje, nossa clínica participará do Dia do Desafio! Teremos 15 minutos de atividade física ininterrupta a partir das nove e meia da manhã (alongamento e dança) e outros 15 minutos na parte da tarde. E você está convidado! Vem se mexer com a gente!



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Atualização Cadastral

Atualização Cadastral

Estamos em período de atualização de dados cadastrais e pedimos que nossos assistidos procurem seus agentes para completar suas fichas. Informe sua filiação (nomes dos pais), RG, CPF e Município de Nascimento. Para crianças e adolescentes que não possuem CPF, informe o número da Declaração de Nascido Vivo (DNV, presente em certidões de nascimento e/ou cadernetas de vacinação).

Caso deseje fazer o CPF, a Receita Federal disponibiliza uma ferramenta on line para emissão do documento. Visite esta página <http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp> e preencha os dados.

A atualização cadastral é fundamental. Alguns serviços de nossa clínica (como raio-x e ultrassonografia) só serão realizados mediante a apresentação do número do Cartão Nacional de Saúde (o Cartão SUS), que é feito gratuitamente em nossa unidade mediante apresentação dos documentos citados acima. Retire seu formulário do Cartão SUS na recepção e o preencha. Entregue ao seu ACS para que ele complete os dados cadastrais na sua ficha eletrônica. O próprio ACS poderá levar o formulário para o setor de Administração para que o cartão seja feito e entregar ao assistido mais tarde.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ação de Vacinação contra Influenza - 08/05/2013

Ação de Vacinação contra Influenza - 08/05/2013

Hoje, 08/05, ACSs e a Técnica de Enfermagem Michele foram até o Colégio CEFEM para uma ação de vacinação contra a gripe. Funcionários da escola, pais e moradores vieram espontaneamente procurar a vacina. Lembramos que a campanha de imunização contra a gripe vai sté 10/05, próxima sexta-feira.

Veja as fotos no álbum do G+.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Funcionamento da Unidade - Feriado de São Jorge

Funcionamento da Unidade - Feriado de São Jorge

Na próxima segunda e terça, 22 e 23  de abril de 2013, a Clínica da Família NÃO funcionará devido ao feriado de São Jorge. Procure a clínica para remarcar suas consultas, caso tenha alguma nestas datas.

terça-feira, 16 de abril de 2013

ATENÇÃO - CARTÃO SUS

ATENÇÃO - CARTÃO SUS

Agora é necessário o número do Cartão SUS para realizar/marcar Radiografias e Ultrassonografias. 

Caso você ainda não tenha seu cartão, compareça à Clínica e peça seu formulário para o Cartão. É necessário que você informe Nome completo, Filiação, Sexo, Raça/Cor, Data de Nascimento, Nacionalidade, Município de Nascimento e Residência, Endereço completo com CEP, Telefones para contato (residencial e celular), CPF e RG (com data e estado da emissão e órgão emissor).


quarta-feira, 3 de abril de 2013

Grupo Anti-Tabagismo

Grupo Anti-Tabagismo

Na última segunda, 1º de abril, a enfermeira Rosângela recebeu, em nosso Centro de Convivência, assistidos para o grupo Anti-tabagismo.

Veja as fotos em nossa página no Facebook.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Saiba Mais - Cadastramento

Saiba Mais - Cadastramento

Tenho recebido diversos emails perguntando sobre o cadastramento, como ser cadastrado, etc, etc, etc. Pensei: por que não fazer um post explicando o processo? Vamos lá, então.

Tenha sempre em mente que o cadastro só é feito para moradores da área de abrangência da Clínica.  Se você mora fora de nossa área, não poderá ser cadastrado e acompanhado aqui. Para saber se você mora na área, visite nossa página 'Abrangência' e cheque o mapa. Se não souber se localizar no mapa, use o frame abaixo:

Apenas informe seu endereço e a página lhe dirá qual sua unidade básica (Posto ou Clínica da Família) de referência.

Descobriu (ou já sabe) que mora dentro da nossa área? Venha à clínica portando um comprovante de residência nominal, preferencialmente e dirija-se ao guichê da sua equipe (o nome da equipe é informado no site acima). Lá, pergunte sobre o cadastramento na área em que você mora, quem é o agente responsável, se é possível fazer o cadastramento na clínica (caso você não esteja em casa nos horários em que o ACS passa). Deixe seus dados de contato para que, se não for possível fazer o cadastro no momento, o agente possa encontrá-lo um outro dia em casa.

É importante que o agente saiba que você realmente é morador da área, pois infelizmente, muitos se aproveitam de familiares que são moradores para ter acesso ao serviço. O acompanhamento na Clínica da Família é para moradores da área. Essa limitação é necessária para que os funcionários não fiquem sobrecarregados.

A equipe de Saúde da Família é composta essencialmente de 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem e 6 agentes comunitários, que são responsáveis por até 700 pessoas cada um. Somando tudo, cada equipe é responsável por até 4200 pessoas (para um médico e um enfermeiro) e a clínica toda, por mais de 29 mil pessoas.

Ainda tem dúvidas? Use o formulário abaixo e me envie uma mensagem!



quarta-feira, 20 de março de 2013

Saiba Mais - Cartão SUS

Saiba Mais - Cartão SUS



É um documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e conter dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados.

Qual sua importância?
Os objetivos do Sistema Cartão Nacional de Saúde são organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários; dotar a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de um instrumento que facilite a comunicação entre os diversos serviços de saúde;  fornecer informações sobre uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do País; e gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento e intercâmbio de conhecimento para subsidiar a elaboração e execução das políticas públicas de saúde.

Onde pedir?
É possível imprimi-lo em todos os municípios do Brasil. O ideal é que o cidadão tenha o seu Cartão Nacional de Saúde entregue no seu atendimento pelo SUS.

Quanto custa?
O cartão é fornecido gratuitamente.

Quem pode tirar?
O cadastro é feito em hospitais, clínicas e postos de saúde ou locais definidos pela secretaria municipal de saúde, mediante a apresentação de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento. Seu uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos.


Fonte: Cartão SUS

ATENÇÃO: Agora é necessário o número do Cartão SUS para realizaçao de radiografias e ultrasonografias. Caso não possua, peça o formulário para seu ACS, preencha-o e entregue na Administração. O cartão é feito na hora.
Preencha o formulário online aqui e receba seu cartão SUS por email!

Conheça nosso perfil no G+: +C.F. Sonia Maria Ferreira Machado

quarta-feira, 13 de março de 2013

Saiba Mais - Larva migrans

Saiba Mais - Larva migrans


larva migrans cutânea, conhecida popularmente como bicho-geográfico, é causada pela penetração de larvas de parasitas intestinais de cães e gatos na pele humana, principalmente o Ancylostoma brasiliensis.
As larvas costumam ser encontradas em locais onde os animais domésticos costumam defecar. Os ovos liberados juntamente com as fezes, em condições favoráveis de umidade e calor, se transformam em larvas em aproximadamente 24 horas, tornando-se infectantes alguns dias depois.

Penetrando na pele humana, migram para o tecido subcutâneo. Lá, ao se locomoverem, deixam rastros semelhantes ao desenho de um mapa, principalmente nos pés, nádegas, costas e mãos – regiões do corpo que mais entram em contato com o solo. 

Lesões causadas pela larva migrans.

Provocam também inchaço, reações inflamatórias e bastante coceira, principalmente à noite. Tais manifestações podem atrapalhar o sono do indivíduo, propiciando um quadro de grande irritabilidade; e também causar infecções secundárias, devido ao ato de coçar. Além disso, como tais larvas eliminam substâncias tóxicas, podem causar alergias, tosse e falta de ar.

tratamento é feito com o uso de pomadas específicas e/ou vermífugos; por aproximadamente duas semanas. Para alívio da coceira, pode ser interessante se fazer compressas de gelo nos locais afetados.

Quanto à prevenção, evitar andar descalço em locais onde cães e gatos transitam, recolher as fezes de seu cão, deixá-lo em casa quando for à praia e levá-lo ao veterinário periodicamente impedem que você e outras pessoas se contaminem. Além disso, é necessário evitar contato direto com a areia da praia, principalmente quando esta estiver em local sombreado e úmido: local onde as larvas se desenvolvem.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Distribuição de preservativos - 05/02/2013

Distribuição de preservativos - 05/02/2013

ACSs da Equipe Abieiros, acompanhadas da Enfermeira Camila, das técnicas de enfermagem Míriam e Narly e da ASB Fátima saíram às ruas numa chuvosa e nublada manhã de terça para distribuir preservativos e panfletos informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Veja as fotos na nossa página no Facebook.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Funcionamento da Unidade para a Semana de Carnaval

Funcionamento da Unidade para a Semana de Carnaval


Sexta-feira, 08 de fevereiro - Ponto facultativo. A Clínica funcionará até o meio-dia.
Segunda e terça, 11 e 12 de fevereiro - A Clínica NÃO abrirá.
Quarta, 13 de fevereiro - Funcionamento a partir das 13 horas.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Saiba mais - Sífilis

Saiba mais - Sífilis


É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença. 
Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. O teste deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores). O cuidado também deve ser especial durante o parto para evitar sequelas no bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental.
 Formas de contágio
A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenir-se contra a sífilis.
 Sinais e sintomas
Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz. Mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve. Ao alcançar um certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos.
Após algum tempo, que varia de pessoa para pessoa, as manchas também desaparecem, dando a ideia de melhora. A doença pode ficar estacionada por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte
 Diagnóstico
Quando não há evidencia de sinais e ou sintomas, é necessário fazer um teste laboratorial. Mas, como o exame busca por anticorpos contra a bactéria, só pode ser feito a partir da primeira à terceira semana após o contágio.
 Tratamento
Recomenda-se procurar um profissional de saúde, pois só ele pode fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado, dependendo de cada estágio. É importante seguir as orientações médicas para curar a doença.
É a transmissão da doença de mãe para filho. A infecção é grave e pode causar má-formação do feto, aborto ou morte do bebê, quando este nasce gravemente doente. Por isso, é importante fazer o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal e, quando o resultado é positivo, tratar corretamente a mulher e seu parceiro. Só assim se consegue evitar a transmissão da doença.
 Sinais e sintomas
A sífilis congênita pode se manifestar logo após o nascimento, durante ou após os primeiros dois anos de vida da criança. Na maioria dos casos, os sinais e sintomas estão presentes já nos primeiros meses de vida. Ao nascer, a criança pode ter pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, problemas ósseos, surdez ou deficiência mental. Em alguns casos, a sífilis pode ser fatal.
O diagnóstico se dá por meio do exame de sangue e deve ser pedido no primeiro trimestre da gravidez. O recomendado é refazer o teste no 3º trimestre da gestação e repeti-lo logo antes do parto, já na maternidade. Quem não fez pré-natal, deve realizar o teste antes do parto. O maior problema da sífilis é que, na maioria das vezes, as mulheres não sentem nada e só vão descobrir a doença após o exame.
 Tratamento
Quando a sífilis é detectada, o tratamento deve ser indicado por um profissional da saúde e iniciado o mais rápido possível. Os parceiros também precisam fazer o teste e ser tratados, para evitar uma nova infecção da mulher. No caso das gestantes, é muito importante que o tratamento seja feito com a penicilina, pois é o único medicamento capaz de tratar a mãe e o bebê. Com qualquer outro remédio, o bebê não estará sendo tratado. Se ele tiver sífilis congênita, necessita ficar internado para tratamento por 10 dias. O parceiro também deverá receber tratamento para evitar a reinfecção da gestante e a internação do bebê.
 Cuidados com o recém-nascido
Todos os bebês devem realizar exame para sífilis independentemente dos exames da mãe. Os bebês que tiverem suspeita de sífilis congênita precisam fazer uma série de exames antes de receber alta.

O Boletim Epidemiológico Sífilis 2012 do Ministério da Saúde traz informações detalhadas sobre o aumento da prevalência de Sífilis no país. Confira abaixo alguns destaques desta publicação.
Entre 2005 e junho de 2012, foram notificados no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) 57.700 casos de sífilis em gestantes, dos quais a maioria ocorreu nas Regiões Sudeste (38,0% dos casos) e Nordeste (25,7% dos casos);
De modo geral, as maiores proporções de gestantes com sífilis encontram-se na faixa etária entre 20 e 29 anos (52,4%), em dois níveis de escolaridade distintos – da 5ª à 8ª série incompleta (22,1%) e da 1ª a 4ª série incompleta (10,8%). Com relação à raça/cor, os casos se concentram na raça parda (46,5%) e branca (28,7%);
Entre 1998 e junho de 2012, foram notificados no Sinan 80.041 casos de sífilis congênita em menores de um ano de idade. A Região Sudeste registrou (45,9%) desses casos;
No período de 1998 a 2011, o número de óbitos por sífilis congênita, declarados no SIM (Sistema de informação de Mortalidade), foi de 1.780, sendo 925 óbitos (52,0%) na Região Sudeste e 758 apenas no estado do Rio de Janeiro, o que corresponde a 42% do Brasil;


Previna-se contra a Sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis. Use camisinha. A distribuição é gratuita na nossa farmácia. Proteja-se.


Palestra sobre Sífilis - 15/01/2013

Palestra sobre Sífilis - 15/01/2013

No último dia 15, os ACSs, médicos, enfermeiros e técnicos participaram de uma capacitação sobre Sífilis.
A Dra. Marilena, gerente médica do IABAS (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde), nos trouxe informações alarmantes sobre o aumento da incidência desta doença na nossa cidade.

Veja fotos da palestra em nossa página no Facebook.

Aguarde um post específico sobre Sífilis aqui no blog.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Lançamento do III Edital do Concurso de Blogueiros do Saúde da Familia

Lançamento do III Edital do Concurso de Blogueiros do Saúde da Familia



Nesta sexta-feira, dia 18 de janeiro de 2013, será lançado o 3º (terceiro) Edital do Concurso de Blogueiros do Saúde da Família. O concurso de blogueiros, considerado o oscar dos blogs, já se tornou um evento muito concorrido pelas Unidades de Saúde que já trabalham com a Estratégia de Saúde da Família. 

Os Blogs, tem o objetivo de divulgar junto a população todo o trabalho que vem sendo feito dentro das Unidades de Saúde, sendo de ajuda não somente para o atendimento da população, pois tem blog que já faz o cadastramento daqueles que queiram agendar uma consulta na Clínica da Família, como também  informa todos as dúvidas da população, atendentes virtuais, vídeos, agendas e várias outras informações. 

Gerenciado por um Blogueiro da Unidade, normalmente alguém que gosta de informática e teve todo o apoio das Estações OTICS de sua Área Programática (AP), o Agente Comunitário de Saúde (ACS), o Administrativo ou outra pessoa capacitada e sob a supervisão da(o) Gerente e/ou Diretor, fazem dos Blogs uma febre e um recurso de trabalho de cada Unidade de Saúde. 

Infográfico

08 Equipes de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
9.576 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Grupo de Gestantes
Acontecem duas vezes por semana.
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada da Posse s/nº, esquina com a Rua do Sol Nascente - Santíssimo

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h

Telefone

(21) 2403-1583

Tecnologia do Blogger.